by Antônio Carlos Kantuta

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Download Filme - Atonement (Desejo e Reparação) - Legendado


Atonement: Desejo e Reparação (Joe Wright/2007) é uma adaptação cinematográfica do livro homônimo do escritor britânico Ian McEwan, estrelado por Keira Knightley e James McAvoy. 
Sinopse:
Briony Tallis é uma menina de 13 anos na Inglaterra de 1935 que vive confortavelmente numa casa gigantesca e prepara uma peça de teatro para apresentar em homenagem a chegada do irmão, Leon Tallis. Enquanto se esforça para terminar a peça e obter a atenção dos convidados da família, Briony descobre um possível jogo de atração entre a sua irmã Cecília e o filho do antigo empregado da família, Robbie Turner. Apaixonada por Robbie, Briony acusa-o injustamente de abusar de Lola, levando-o a prisão e mais tarde a alistar-se no exército britânico para lutar na 2ª Guerra Mundial como alternativa ao cárcere. Já em plena guerra Robbie reencontra Cecilia que é enfermeira e os dois trocam promessas de amor eterno. As constantes permutas temporais, uma grande trilha sonora aliada ao grande roteiro e o fim inesperado fizeram de Atonement o vencedor do globo de ouro para melhor filme dramático de 2008.
Fazer download do Filme no Megaupload
ou acesse o site Kantuta Filmes e Downloads

Maria Bonita...


Maria Bonita
"Cabrocha pra sê bunita
Bunita como os amô
Basta um vistido de chita
si chamá Maria Bonita
E na cabeça uma frô".

De Virgulino Lampião para sua Maria Bonita.
Artificialmente limpa pelo processo Olivetti de tecladismo estéril, a MPB ultimamente não tem correspondido à violência do país que a produz. Pelo menos a MPB letra O, emanada da burocracia do show-bizz e do oficialismo político do bom humor a preço de hiena. Fernando Pellon vai chocar essa hipocrisia generalizada vendida com rótulo de bom gosto e status. "Nunca gostei de eufemismo", vai logo cantando ele. E dá nome às doenças, como fazia Augusto dos Anjos, com um requinte de morbidez que aida perde, no entanto, para crueldade exibida diariamente por nossas autoridades mais altas. Quem quiser se assuste com Pellon, que também recobra tradições estabelecidas por arautos das campas tão divergentes quanto Nelson Cavaquinho e Vicente Celestino. Para isso.basta ouvir "Flores de Plástico ao Amanhecer". Já o nosso recente Aldir Blanc também poderia ter assinado algo tão flagrante como "Carne no Jantar". E por aí afora, só para que não se pense que Fernando Pellon é um estranho no ninho, ou alienista fugaz. Melhor que situar tão precocemente sua obra é ouvi-la, com ouvidos desarmados de preconceitos. O poeta vale a pena, o violão, os convidados e os arranjos de João de Aquino e Paulinho Lêmos.
Tárik de Souza



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quero Cores




Quero cores.
Quero o cinza trivial das nuvens e
o testamento avermelhado do angelim.
Quero a duração branco azulada
da fermata e a indiferença da pedra.
Quero Cabíria preto e branco,
Barcelona tecnicolor escarlate
e Tóquio numa paleta digital de 64 bits.
Quero mais cores.
Tragam-nas vivas ou mortas
 encardidas ou desbotadas.
Quero chupar a cajuada colorida do cajueiro
e Maria Cabrocha que é a flor do cambará.
Vou misturar aurora com crepúsculo
e Mouline Rouge com Amerelo Manga
só pra ver no que é que dá.
Quero o terra-cota, a vinheta dos lírios
e o arco-celeste na escala musical.
Quero mais.
Quero tocá-las, comê-las, dormir
e acordar com todas elas.
Quero bebê-las de uma só golada
e desfalecer no limbo caótico da luz.
Quero a pele das borboletas
e o fulgor diamantino dos cristais.
Quero as cores do mundo.

Antônio Carlos Kantuta

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Natureza Fashion Parade!








Tecnologia e Dinheiro

Quando a tecnologia e o dinheiro tiverem conquistado o mundo; quando qualquer acontecimento em qualquer lugar e a qualquer tempo se tiver tornado acessível com rapidez; quando se puder assistir em tempo real a um atentado no ocidente e a um concerto sinfônico no oriente; quando tempo significar apenas rapidez online; quando o tempo, como história, houver desaparecido da existência de todos os povos, quando um esportista ou artista de mercado valer como grande homem de um povo; quando as cifras em milhões significarem triunfo, - então, justamente então – reviverão como fantasma as perguntas: para quê? Para onde? E agora? A decadência dos povos já terá ido tão longe, que quase não terão mais força de espírito para ver e avaliar a decadência simplesmente como... Decadência. Essa constatação nada tem a ver com pessimismo cultural, nem tampouco, com otimismo... O obscurecimento do mundo, a destruição da terra, a massificação do homem, a suspeita odiosa contra tudo que é criador e livre, já atingiu tais dimensões, que categorias tão pueris, como pessimismo e otimismo, já haverão de ter se tornado ridículas.

Heidegger

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sorriso...

Charles Chaplin - Smile

Doce Esperança

Ouça Cantando...
Estou aqui pra viver
À procura de amor
Por onde for
Ouvindo ora yê yê
Quero pertencer
A uma filha D`Oxum
Olorum, me diz o que fazer
Pra encontrar esse amor
Que seja doce prazer
Que cheire a jasmim
Ou a macaçá
Que cace em mim meu querer
Com a mesma constância
Das ondas do mar.

Olorum, eu sempre vou crer
Que vou encontrar...
Uma gueixa formosa
Loura cor de rosa
Ou uma preta quase azul
Que goste de Itapuã
E vai se arrepiar
Nas festas do Gantois...
Olorum, como é bom saber
Que vai me ajudar
Vou aguardar oh Olorum
Numa noite de luar
Rival de Iansã
Paixão de Xangô, ó minha filha D`Oxum 
Ora yê yê ô...

Doce Esperança, Daniela Mercury (Swing da Cor, 1991).
Composição de Roberto Mendes e J. Velloso.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Haia Lispector...



E depois de uma tarde de “quem sou eu” e de acordar à uma hora da madrugada em desespero – eis que às três da madrugada eu acordei e me encontrei. Simplesmente isso: Eu me encontrei calma, alegre, plenitude sem fulminação. Simplesmente isso, eu sou eu. E você é você. É lindo, é vasto, vai durar. Eu já sei mais ou menos o que vou fazer em seguida. Mas por enquanto olha para mim e me ama. Não. Tu olhas pra ti e te amas. É o que está certo.
Clarice Lispector, in Água Viva.
Texto 9,  álbum Rosa dos Ventos Ao Vivo (1971), Maria Bethânia.


Florice



Num outono recente
enquanto eu voava alegre
com os anjos da noite
pelo silêncio do céu escuro
e vergava festivo qual
palha de licuri ao sopro
do vento agreste,
Florice surgiu do pélago e
me levou de volta
para aquela noite em que
ficamos nas pedras
do riacho perto da capela.
O que restou daquela noite
em que ficamos nas pedras
do riacho perto da capela,
além da lembrança das pedras
do riacho perto da capela,
foi o sorriso de Florice.
Seu vestido colado ao
corpo e seu olhar apaixonado
compunham a paisagem do sorriso.
Hoje ela não cabe mais
na arca de meus sonhos.
É apenas uma lembrança
de minha adolescência
que há muito partira
para nunca mais voltar.
Adeus Florice!

Antônio Carlos Kantuta

Mar Adentro


Mar adentro, mar adentro 
e na falta de gravidade
Nesse fundo onde se realizam sonhos
se juntam duas vontades 
para realizar um desejo. 

Seu olhar e meu olhar 
como um eco se repetindo, sem palavras: 
mais adentro, mais adentro, 
até mais além de todo o rosto 
pelo sangue e pelos ossos.

Mas me desperto sempre 
e sempre quero estar morto 
para seguir com minha boca 
enredada em seus cabelos.

Mar Adentro é um dos poemas do livro Cartas do Inferno de Ramón Sampedro (Editora Planeta/2005). Ramón Sampedro era um espanhol que aos 26 anos sofreu um acidente ficando tetraplégico.  A partir de então, ele passou a brigar com os tribunais espanhóis para obter o direito à eutanásia ativa voluntária. Como a justiça não lhe concedeu o pedido, Ramón cometeu suicídio em janeiro de 1998 com a ingestão de cianureto de potássio, tendo sido assistido por um grupo de amigos. O caso teve grande repercussão na imprensa e, a partir de então, a questão da eutanásia passou a ser debatida mundialmente. Em 2003 a história foi levada para o cinema com o filme “Mar Adentro”, do diretor chileno-espanhol Alejandro Amenábar. No elenco figuram atores como Javier Bardem, Belén Rueda, Lola Dueñas e Mabel Rivera. 

Fazer download do Filme: Megaupload
ou acesse o site Kantuta Filmes e Downloads 

Àstrid Bergès-Frisbey



A atriz hispano-francesa Àstrid Berès-Frisbey, 25, em cena do filme Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011) do diretor Rob Marshall.

Nyambinghi News

Edson Gomes
O celebrado cantor, compositor, poeta e profeta rastafári Edson Gomes, 55, é com certeza uma das maiores referências da música reggae brasileira. Sua música transcende os modismos que tão tristemente ofuscam a riqueza musical de nossa terra. Desde muito cedo o reggaeman baiano cultivou a rara qualidade de artista genuinamente preocupado com a situação do Brasil e do mundo, indo muito além da demagogia que tipifica o discurso de muita gente por aí. Assim, ciente de seu papel enquanto artista e cidadão, o cantor vislumbra no reggae um espaço importante para realização de uma leitura crítica e objetiva da história, da política, da sociedade e dos fenômenos inerentes ao mundo moderno. Sua música, além de celebrar a temática Rastafary, traz ainda temas recorrentes como a situação agrária, ambiental, a violência urbana e a discriminação racial. Natural de Cachoeira, importante cidade do recôncavo baiano, Edson Gomes tem construído uma sólida carreira como produtor e divulgador da música reggae. Hits como Revelação, Campo de Batalha, Criminalidade, Malandrinha  e Samarina são alguns dos muitos sucessos que notabilizaram a trajetória do cantor.

Discografia: Reggae Resistência (1988), Recôncavo (1990), Campo de Batalha (1992), Resgate Fatal (1995), Meus Momentos (1997), Apocalipse (1999), Série Bis (2000), Acorde, Levante e Lute (2001) e Ao Vivo Em Salvador (2006).


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Xique-Xique de Igatu (Chapada Diamantina)

Fotografia de Rodrigo Maia Nogueira
A bela, exótica e sagrada Xique-Xique de Igatu, localizada na Serra do Sincorá, município de Andaraí, Bahia, foi descoberta por volta de 1840 e viveu dias de explendor no período áureo da exploração diamantífera na Chapada Diamantina. A charmosa cidade de pedra é considerada a Machu Picchu brasileira. 

Fotografia de Tiãzinho

"Precisa-se"


Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar.

P.S.: Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilarecerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar.
Clarice Lispector  

quinta-feira, 2 de junho de 2011



Erguia-se para uma nova manhã, docemente viva. E sua felicidade era pura como o reflexo do sol na água.
Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector.
Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain

Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain


Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
 "De repente, todos os solitários percebem-se órfãos no mundo. A mãe dos mal-amados morrera antes..."
- Amélie Poulain -